terça-feira, 20 de julho de 2010

Menopausa

                    
 A menopausa NÃO é uma doença. É apenas uma fase na vida da mulher, tendo como principal característica o término das menstruações.

Não existe idade pré-determinada para a menopausa, que geralmente ocorre entre os 45 e os 55 anos. No entanto pode ocorrer a partir dos 40 sem que isto signifique um problema.

Se a mulher começou a menstruar muito cedo, irá entrar na menopausa cedo também?  A resposta é NÃO. Não há relação direta entre os dois fatos.

Minha avó e minha mãe entraram cedo na menopausa, então também entrarei cedo? A resposta também é NÃO.

A menopausa é precedida por um período de menstruações irregulares (chamado de Climatério). Neste período é possível que apareçam alguns sintomas da menopausa.


SINTOMAS

Os principais sintomas são: Ondas de calor, suores noturnos, insônia, diminuição do desejo sexual, irritabilidade, depressão, ressecamento vaginal, diminuição da atenção e memória, ganho de peso, retenção de líquidos, alterações em pele e cabelos.


ATENÇÃO: Nem tudo está perdido e HÁ TRATAMENTO para estes sintomas.




Agora então você já sabe: Tem mais de 40 anos e apresenta alguns dos sintomas descritos acima?  Então PROCURE SEU GINECOLOGISTA




Estes sintomas são causados pela diminuição ou falta do hormônio estrogênio, que começa a ser produzido na adolescência, diminui no climatério e cessa na menopausa.

O estrogênio é responsável pela fixação do cálcio nos ossos e, na menopausa, grande parte das mulheres começa a diminuir a absorção do cálcio. Devido a isso acontece a doença chamada osteopenia, que pode evoluir para osteoporose e causar fraturas ósseas principalmente do fêmur.

O estrogênio também interfere no equilíbrio entre as gorduras no sangue: Colesterol Total, LDL, HDL e Triglicerídeos.

Alguns estudos mostram que mulheres na menopausa têm maior chance de apresentar doenças cardiovasculares, Mal de Alzheimer e perda total da memória.

Então, nunca é demais repetir: Você mulher que tem mais de 40 anos, que apresenta os sintomas da menopausa e, além disso, sente dores nos ossos da perna ou coluna, procure IMEDIATAMENTE o ginecologista de sua confiança.


TRATAMENTO

O tratamento dos sintomas da menopausa normalmente se baseia na Terapia Hormonal (TH), que é a reposição do estrogênio, que normalmente está abaixo do nível normal em mulheres que estão na menopausa.

É muito importante que o tratamento seja individualizado, de acordo com as características de cada caso. Em mulheres que possuem o útero, é importante associar a progesterona com a finalidade de proteger contra o risco de câncer de endométrio. Para aquelas mulheres que já passaram por uma cirurgia de retirada do útero, o tratamento pode ser feito usando somente o estrogênio.

As principais vantagens deste tratamento são a redução do risco de osteoporose, a redução das doenças cardiovasculares, melhora da depressão, da atividade sexual e da memória.

Agora, certamente você já deve ter ouvido falar que a terapia hormonal causa câncer. Há alguns médicos e estudos que se colocam contra a terapia. No entanto, na minha opinião cada caso é um caso. O tratamento da menopausa pode (e deve) variar muito de pessoa para pessoa. Vários exames devem ser feitos e o histórico familiar da mulher dever ser minuciosamente estudado até que se chegue ao tratamento ideal.

Chegaremos portanto à conclusão que para algumas mulheres a terapia hormonal realmente não é recomendada. Para estas há outras possibilidades de tratamento, como a fitoterapia.

Como sempre tenho enfatizado aqui, portanto, é importante que a mulher vá ao seu ginecologista de confiança, para que este possa investigar o seu caso e aplicar um tratamento individualizado, mais adequado ao seu caso específico.


A manutenção do desejo sexual na menopausa é muito importante para alguns casais !!!!!!!!!
Uma pesquisa australiana vai animar, e é animar mesmo, as mulheres que estão na menopausa e sofrem com a diminuição da libido( desejo sexual). Cientistas da Universidade de Monash avaliaram os efeitos do uso do hormônio testosterona na melhora da vida sexual das mulheres menopausadas, principalmente nas que não estavam fazendo uso de terapia hormonal e que referiam falta de desejo sexual. As 814 participantes receberam, ao acaso, placebo (substância "de mentira", usada como controle em uma experiência), ou seja, medicação sem hormônios, e outro grupo com duas concentrações de testosterona: 150 ou 300 microgramas por dia. A boa notícia é que após 24 semanas, o grupo que recebeu a dose mais alta de testosterona apresentou significativa melhora da vida sexual, melhoraram o desejo sexual e diminuíram o estresse psicológico. Maravilha de resultados não fosse o pequeno inconveniente dos efeitos colaterais do tratamento, principalmente, o crescimento de pelos. 30% das mulheres medicadas com hormônios reclamaram deste desagradável problema, enquanto no grupo que recebeu o placebo este índice foi de 23%. Tudo bem que, na maior parte dos casos, as mulheres consideraram este efeito colateral como leve e que menos de 5% delas pararam o uso do medicamento por conta disso. Pelo que se vê, para algumas mulheres, é melhor sofrer com uns pelinhos indesejáveis do que com a indesejável falta de prazer.


FITOTERÁPICOS


Quase que diariamente sou consultada sobre a questão dos benefícios da isoflavona da soja na prevenção do câncer de mama. Há muitos anos os produtos derivados da soja vêm mostrando o seu potencial para ajudar a diminuir o risco de doenças cardiovasculares e na prevenção do câncer. A soja consumida como os japoneses preparam, só traz benefícios para a saúde. Nos países onde a soja é consumida diariamente, China e |Japão, os estudos epidemiológicos mostram que a proteína da soja protege contra o câncer de mama. Os estudos sugerem que há uma modificação no modo como o estrogênio é metabolizado, para uma forma menos agressiva, nos usuários de produtos à base de soja.
O estrogênio é um hormônio muito complicado para as mulheres, porque o organismo produz normalmente para o desenvolvimento e função de vários órgãos e tecidos. Quando ele é produzido em excesso pode aumentar o risco do câncer de mama, por vários mecanismos principalmente porque estimula o crescimento e o desenvolvimento das células mamárias e uterinas. Vários fatores afetam os níveis de estrogênio no organismo, entre eles a dieta, a obesidade, estilo de vida, como estresse, sedentarismo e xenoestrogenios ambientais, dos pesticidas e compostos usados nos plásticos que imitam os efeitos do estrogênio e se acumulam nas células de gordura, inclusive das mamas.
Mulher que ganha muito peso especialmente depois da menopausa, aumenta o risco de ter câncer de mama, porque o estrogênio passa a ser produzido pelas células de gordura, mesmo depois que os ovários param de produzir. Neste caso o mais importante é manter sempre com um peso razoável e comer pouca gordura.
O que eu recomendo para todas as mulheres é consumir os fitoestrogenios da dieta, que são os esteróides das plantas. Eles são encontrados nos alimentos à base de soja, em grãos e cereais integrais, frutas, vegetais e em alguns condimentos e ervas. Sem dúvida a isoflavona é a que traz mais benefícios, porém as lignanas das fibras, principalmente da semente de linhaça, também contém fitoquímicos que quando atacados pelas bactérias intestinais, se convertem em substâncias que têm efeitos semelhantes aos da isoflavona. Os vegetais crucíferos como brócolis, couve-flor, repolho e couve também são capazes de prevenir o câncer de mama, porque modulam a ação do estrogênio no organismo. Algumas frutas como a maçã, banana, romã e as ricas em fibras e vitamina A e C, entre elas, a manga, mamão, laranja e tangerina além da propriedade antioxidante, contém as fibras que melhoram o funcionamento do intestino e ajudam a excretar o excesso de estrogênio que o corpo produz. Entre as ervas a mais popular é a erva doce que, embora tenha uma atividade estrogênica leve, era usada por nossas antepassadas para promover o aumento do leite na lactação. Em resumo, o sistema reprodutivo feminino é altamente dependente da dieta, portanto temos que estar sempre atentos para as nossas escolhas gastronômicas.

Fonte de Drª Jane Corona/Dr Alexandre Faisal
Escrito por Drª Magda Paradela

Um comentário:

  1. Bom Dia! Estou com 39 anos e minha mestração não vem a 3 meses, já descartei a gravidez, fiz exames hormonais e gostaria de saber se eles estão indicando que eu possa estar entrando na menopausa? FSH 57,0 mUI/ml. LH 41,6mUI/ml. PROGESTERONA 0,5ng/ml. PROLACTINA 4,57ng/ml. BETA ESTRADIOL 55,7pg/ml.TESTOSTERONA 42ng/dl.TSH 2,19uUI/ml.T4 LIVRE 1,09ng/dl. DHEA SULFATO 130,4ug/dl.ANDROSTENEDIONA 1,70ng/ml. Obrigada pela atenção. Simone

    ResponderExcluir