sábado, 24 de julho de 2010

Sexualidade

Problemas sexuais da mulher

 A mulher poderá apresentar diferentes disfunções sexuais como a do desejo (falta de vontade/apetite sexual ou falta de resposta ao estímulo), da excitação (falta de sensação de prazer e lubrificação) ou do orgasmo (falta do clímax). Além disso,  podem ocorrer outras disfunções como a dispareunia (dor na penetração) e o vaginismo (dificuldade parcial ou total ao coito). 
Problemas de libido ou desejo sexual (“frigidez”) são os mais comuns na mulher madura, ao passo que entre as adultas jovens encontram-se mais bloqueios do orgasmo. Todas essas dificuldades ou disfunções têm grande impacto na sua qualidade de vida, auto-estima, humor e em seus relacionamentos.
A disfunção erétil (DE) no homem é comparável à lubrificação vaginal insuficiente na mulher, pois ambas são bloqueios de excitação. Geralmente, no caso feminino, há a possibilidade de dores no coito. Tanto para o homem, quanto para a mulher, com a idade, há uma baixa hormonal e, como conseqüência, dificuldade em ter ou manter a ereção peniana, e deficiência ou ausência de lubrificação vaginal. Essa situação é mais comum na mulher que teve pouca ou quase nenhuma atividade sexual na fase adulta, ou passou por longo período de inatividade sexual.
Um problem sexual da mulher pode afetar direta ou indiretamente o desempenho sexual do parceiro. Caso muito comuns são a perda do interesse e da receptividade aos estímulos do parceiro  na mulher e a sua conseqüente disfunção da  excitação  sexual  (falta de prazer com as carícias) podem, com o tempo, levar o  homem a um quadro de ejaculação precoce (ou rápida).
O homem, percebendo na parceira  desinteresse na atividade sexual, “aprende” a ter orgasmo rápido - assim não deixa de “cumprir seu papel” de manter atividade sexual com certa freqüência, ao mesmo tempo em   que  a duração desta passa a ser só “suficiente” (já que sente que a parceira está   incomodada). 
É possível decerto modo dizer que uma vez tratada a disfunção   feminina, diminuem-se as   chances de discordância (comunicação sexual)   entre o casal.

Quanto mais tempo a mulher tem para viver a intimidade em casal, com calma e tranqüilidade, mais chance terá de ficar satisfeita na relação sexual. Porém, com a rotina corrida do dia-a-dia, principalmente nas grandes cidades, nem sempre terá esse tempo disponível e, quando isso é possível, nem sempre o desejo será desperto na mesma sintonia.
 A satisfação sexual em um casal depende não só do homem e não só da mulher. As disfunções sexuais de um podem se refletir no outro, assim como o bom desempenho estimula e motiva o outro. É importante que o casal esteja em sintonia, e que os interesses da mulher tanto quanto do homem sejam considerados.
 Fonte: Dr Gerson Lopes ( Grande Mestre em sexualidade )

Nenhum comentário:

Postar um comentário