segunda-feira, 20 de junho de 2011

TPM Tensão Pré- Menstrual

A TPM é um desquilíbrio orgânico que atinge cerca de 75 % das mulheres entre 20 e 45 anos, que se manifesta como um conjunto de sintomas físicos e emocionais que costuma ser intenso de 3 a 5 dias antes da menstruação.

Os sintomas mais comuns são : irritabilidade acentuada, sensibilidade excessiva, depressão, dor nas mamas, inchaço e desejos alimentares descompensado, principalmente para doces.

Mesmo com as queixas frequentes, mais da metade das mulheres nunca procurou atendimento médico. As principais razões são a idéia de que a TPM é passageira e a percepção equivocada de que não há abertura para falar com o médico sobre ela.

Não procurar o médico pode ter consequências sérias. Isso porque é muito fácil confundir os sintomas de algumas doenças com os sinais da tensão pré- menstrual e o Ginecologista ajuda a desfazer a confusão.

Se você percebe que está triste o mês inteiro, não dá para jogar na TPM a culpa pela vontade de  chorar e de ficar na cama. A dor de cabeça, por exemplo pode ser sinal de fibromialgia, e as mamas doloridas, sintoma de doença mamária fibrocistica ( antigamente  chamada de displasia mamária ).



O que podemos fazer para melhorar a TPM  ?



 Mexa-se contra a TPM.

 Os exercícios liberam endorfina no organismo, uma das principais substâncias responsáveis pela sensação de bem -estar, diminuindo o tormento causado pela TPM.

Os exercícios aeróbicos como corrida, natação e bicicleta, tendem a liberar mais endorfina.

Se você optar por uma academia, aproveite para ver se tem um serviço diferenciado, como muitas oferecem com massagem e drenagem linfática para ajudar na eliminação de dos líquidos retidos.



Cardápio Anti TPM :

Reduza o consumo de cafeína. Pode estar presente em alguns chocolates, refrigerantes, café , e em medicamentos.

Reduza com moderação o consumo de sal , já que o sódio é responsável pela distribuição dos líquidos no organismo; esta redução irá ajudar o inchaço que é causado pela retenção de água no corpo.

Aumentar a ingestão de fibras, pois na TPM é preciso dar uma força o intestino trabalhar melhor. Consuma frutas com casca, legumes, verduras, cereais e nozes.

Beba mais água.

Escrito por Drª Magda Paradela
Fonte Clube da TPM

3 comentários:

  1. Adorei o tema!
    São informações simples como está que fazem o diferencial em nossas vidas. As vezes não damos importância devida a pequenos sinais como os citados aqui e quando vemos estamos num estágio avançado de doenças que poderiamos ter resolvido com um simples exame.
    Obrigada e fiquem atentos a muitas outras informações desta competente Dra que se chama Magda Paradela.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada queridas pelo carinho e fico muito feliz em ajudá-las !!!!

    ResponderExcluir