sexta-feira, 16 de abril de 2010

Menopausa - Por que estes sintomas acontecem ?

Estes sintomas são causados pela diminuição ou falta do hormônio estrogênio, que começa a ser produzido na adolescência, diminui no climatério e cessa na menopausa.

O estrogênio é responsável pela fixação do cálcio nos ossos e, na menopausa, grande parte das mulheres começa a diminuir a absorção do cálcio. Devido a isso acontece a doença chamada osteopenia, que pode evoluir para osteoporose e causar fraturas ósseas principalmente do fêmur.

O estrogênio também interfere no equilíbrio entre as gorduras no sangue: Colesterol Total, LDL, HDL e Triglicerídeos.

Alguns estudos mostram que mulheres na menopausa têm maior chance de apresentar doenças cardiovasculares, Mal de Alzheimer e perda total da memória.

Então, nunca é demais repetir: Você mulher que tem mais de 40 anos, que apresenta os sintomas da menopausa e, além disso, sente dores nos ossos da perna ou coluna, procure IMEDIATAMENTE o ginecologista de sua confiança.

Escrito por Drª Magda Paradela

3 comentários:

  1. Achei excelentes os artigos. Vem de encontro a muitas dúvidas que temos a respeito dos assuntos abordados. Meus parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  2. com que idade se inicia a menopausa? e como saber se esta entrando na menopausa.

    ResponderExcluir
  3. A idade da menopausa varia de mulher para mulher,e para saber se vc está entrando nela ,vc tem que apresentar alguns do sintomas descritos no texto do Blog.
    Obrigada
    Drª Magda Paradela

    ResponderExcluir