sábado, 17 de abril de 2010

Menopausa - Qualidade de vida da brasileira na menopausa

Com o aumento da expectativa de vida, mais mulheres se preocupam com a questão da qualidade de vida ao redor da menopausa. Um estudo nacional avalia essa importante questão
Você acha que a qualidade de vida piora ou melhora após a menopausa?

Como anda a qualidade de vida da mulher brasileira na menopausa? E os sintomas próprios desta fase variam de acordo com o momento desta delicada transição? Estas questões foram respondidas por um estudo realizado numa cidade da região sul do país. Na pesquisa foram entrevistadas 236 mulheres com idades entre 40 e 65 anos, que responderam questionários específicos sobre sintomas e qualidade de vida. Dentre as entrevistadas, cerca de 100 mulheres já estavam na menopausa. As demais estavam quase lá.
Sintomas como ondas de calor incomodavam, para valer, cerca de 40% de todas as participantes, independentemente do estado menopausal. Por outro lado, um dado mais animador é que a qualidade de vida era semelhante entre os grupos estudados. É bem verdade que o grupo pré-menopáusico tenha se queixado mais de sintomas psicológicos, enquanto o grupo pós-menopáusico reclamava mais de sintomas como as queixas urogenitais.
Para os autores, a qualidade de vida não é influenciada pelo estado menopausal e os sintomas têm explicações. Após o fim das menstruações, as ondas de calor e a vagina ressecada decorrem da falta do hormônio feminino: o estrôgeno. Já para as mulheres pré-menopáusicas, a maior severidade dos sintomas psicológicos pode estar relacionada à maior preocupação acerca da menopausa e suas implicações para saúde. Para quem acha a menopausa uma fase complicada de entender, esses resultados mostram exatamente o contrário.

Escrito por Dr. Alexandre Faisal

Nenhum comentário:

Postar um comentário