sexta-feira, 16 de abril de 2010

Menopausa – O Tratamento


O tratamento dos sintomas da menopausa normalmente se baseia na Terapia Hormonal (TH), que é a reposição do estrogênio, que normalmente está abaixo do nível normal em mulheres que estão na menopausa.

É muito importante que o tratamento seja individualizado, de acordo com as características de cada caso. Em mulheres que possuem o útero, é importante associar a progesterona com a finalidade de proteger contra o risco de câncer de endométrio. Para aquelas mulheres que já passaram por uma cirurgia de retirada do útero, o tratamento pode ser feito usando somente o estrogênio.

As principais vantagens deste tratamento são a redução do risco de osteoporose, a redução das doenças cardiovasculares, melhora da depressão, da atividade sexual e da memória.

Agora, certamente você já deve ter ouvido falar que a terapia hormonal causa câncer. Há alguns médicos e estudos que se colocam contra a terapia. No entanto, na minha opinião cada caso é um caso. O tratamento da menopausa pode (e deve) variar muito de pessoa para pessoa. Vários exames devem ser feitos e o histórico familiar da mulher dever ser minuciosamente estudado até que se chegue ao tratamento ideal.

Chegaremos portanto à conclusão que para algumas mulheres a terapia hormonal realmente não é recomendada. Para estas há outras possibilidades de tratamento, como a fitoterapia.

Como sempre tenho enfatizado aqui, portanto, é importante que a mulher vá ao seu ginecologista de confiança, para que este possa investigar o seu caso e aplicar um tratamento individualizado, mais adequado ao seu caso específico.

Escrito por Drª Magda Paradela

Nenhum comentário:

Postar um comentário