quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Infecção Vaginal Bacteriana e o uso de Vitamina C Via Vaginal

A Vaginose Bacteriana, está cada vez mais, superando em frequência as infecções por Candida albicans e Trichomonas vaginalis. Representa atualmente a causa mais comum de infecçãso vaginal em mulheres de todas as idades, predomindo naquelas que, em idade reprodutiva, em todo o mundo, apresentam queda da defesa natural do ecossistema vaginal.
Os sintomas, extremamente desconfortáveis, como o corrimento com odor fétido de peixe ocorre por causa do desequilibrio do sistema de defesa da vagina, devido a redução dos lactobacilos e com isso aumento das bactérias ( Gardnerella vaginalis, Mycoplasma hominis, Mobiluncus sp, Prevotella sp ).
A estrutura de defesa da vagina vai depender do pH vaginal que deverá estar entre ( 3,5 e 5 ), assim a mucosa vaginal saudável consegue resistir aos ataques das mais variadas categorias de bactérias, fungos e vírus provenientes da pele e intestinos.
A causa da mudança do pH na Vaginose Bacteriana não é bem conhecida, mas a Vaginose está associada a vários fatores da vida de uma mulher moderna, tais como: novo parceiro sexual ou múltiplos, depilação excessiva e constante, perda da ventilação perineal, uso constante de protetores de calcinha, duchas vaginais entre outras causas.
O uso do Ácido Ascórbico ( Vitamina C ) por via vaginal- medicamento específico para este uso,   representa um excelente auxiliar na diminuição das recidivas e na recuperação da defesa vaginal natural. A Vit. C reduz o pH da vagina, levando à inibição de todas as bactérias que não conseguem viver em pH < 4.
Este medicamento é contraindicado para pacientes com Candidíase.

Em caso de dúvidas converse com seu Ginecologista.




Escrito por Drª Magda Paradela
Fonte: Artigo do Dr:Eliano Amaldo J.Pellini

3 comentários:

  1. O QUE CAUSA ODOR IGUAL A UMA COISA PODRE DENTRO DA VAGINA ,E MUITO GRAVE ISSO.HÁ 4 MESES ATRRÁS OPEREI ,PORQUÊ ? FIQUEI GRAVIDA NA TROMPA ESQUERDA ,TIVE QUE TIRAR O BEBE. AI ESTES DIA COMECOU SURGIR UM ODOR TIPO SE TIVESSE ALGO PODRE LÁ DENTRO ,ISSO É MUITO GRAVE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Maria jose,depois que laquiei à quatro anos.Meu fluxo menstrual aumentou muito,cólicas e TPM. Contraí uma gardnerella que parece que não tem cura,esse mal cheiro,parecendo de peixe podre.já usei vários tipos de remédios e nada.É só ter relaçoes sexuais esse cheiro volta. Daí minha irmã me disse que a ginecologista dela passou uma pomada c vitamina c e nunca mais voltou. Vou tentar usar pra ver se dar certo. Mas se for gardnerella,tem à ver com estress e baixa imunidade,tá. Procure sobre o assunto no google!!! Melhoras!!! Bjos!!!! Alyne

      Excluir