quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Como fica a pele da mulher na Menopausa


Pele X  Menopausa

A diminuição de estrogênio no período da menopausa leva à redução do colágeno que é a proteína responsável pela sustentação da pele. Esta redução é mais acentuada nos primeiros 5 anos pós-menopausa(perda de até 30% do colágeno da derme neste período).Nos anos seguintes, a perda é de cerca de 2% ao ano.

Percebemos a pele mais fina, com menos elasticidade e viço. A secreção das glândulas sebáceas também diminui neste período, levando ao ressecamento da pele. Com a alteração hormonal, percebemos cabelos mais finos, secos e quebradiços. Algumas mulheres relatam queda de cabelo.
As unhas ficam quebradiças e crescem menos. O surgimento de pelos mais grossos principalmente na face ocorre pelo maior estímulo andrógeno neste período.

Existem algumas ações do dia a dia como : usar filtro solar, evitar banhos muito quentes, não usar bucha, usar cremes hidratantes regularmente e sabonetes neutros. Manter hábitos saudáveis como não fumar, evitar excesso de exposição ao sol e alimentação adequada.

Após avaliação do Dermatologista, podemos melhorar o aspecto da pele com uso de ácidos, além de peelings e alguns tipos de laser que estimulam o colágeno.
As rugas e sulcos podem ser amenizados com preenchimento de ácido hialurônico e toxina botulínica (Botox).
O estrogênio utilizado na Terapia  Hormonal ajuda a manter a concentração de colágeno na pele sendo fundamental o acompanhamento do Ginecologista.

Texto: Drª Sandra Nahal - Dermatologista

4 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, doutora! Há poucos com a qualidade deste na blogosfera, textos esclarecedores e pertinentes..

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom esse blog...gostaria que vc tirasse uma duvida minha....
    minha mentruaçao chegou no dia 25,depois que ela acabou estive em uma situaçao de risco e tomei pilula do dia seguinte, 4 dias depois minha menstruaçao voltou...
    isso é normal?o que eu faço para a mesntruaçao parar?

    ResponderExcluir
  4. ola drª!
    tenho sop, parei de tomar a pilula a 2 meses e quero engravidar qual a minha chance de engravidar sem tratamento!

    ResponderExcluir