A Sindrome dos ovários policísticos é uma doença endócrina que se caracteriza por apresentar:
- Menstruação irregular, com atrasos frequentes, podendo ficar de 3 a 6 meses( amenorréia ), ou mais sem menstruar.
- Dificuldade para engravidar
- Aumento do açucar no sangue
- Aumento de pelos no rosto, nas costas, na barriga e nas pernas
- Pele oleosa com acne
- Manchas escuras no pescoço e/ou nas axilas
- Queda de cabelo
- Aumento do peso
- Ovários com vários cístos e de vários tamanhos
- Diminuição da autoestima e depressão
Para que servem os ovários e por que eles formam cístos ?
Os ovários sãp responsáveis pela formaçaçao do óvulo e pela produção dos hormônios femininos e pequena quantidade de hormônios masculinos.
Dentro dos ovários existem vários folículos ( cístos ), que se desnvolvem, dando origem aos óvulos.
Todo mes o ovário expulsa o óvulo de seu interior, isso é a ovulação, e no local do folículo que se rompeu forma-se outro cisto, camado de corpo lúteo, que vai produzir hormônios para que ocorra a gravidez.
Adicionar legenda |
O cisto da ovulação, aparece no exame de ultrassonografia com tamanho que varia de 0,5 cm a 3,0 cm de tamanho e geralmente é único, e que desparecem após a menstruação.
Na SOP, ambos ovários podem apresentar vários cistos ( 10 ou mais ), com tamanhos variáveis e que persistem mesmo após a menstruação.
Por que ocorre a SOP ?
Pode ser causada por :
- Alteração na síntese dos hormônios ovarianos. Os ovários produzem mais hormônios masculinos que deveriam, causando acne, seborréia, queda de cabelo e aumento dos pelos.
- Alteração neuroendócrina, caracterizada pelo aumento na produção dos hormônios hipofisários ( LH e FSH ), causando hiperestimulação dos ovários e formação de cistos.
- Alteraçao na produção de insulina pelo pâncreas, e com isso aumenta o nível de açúcar no sangue.
- Alteração no metabolismo do cortisol, e com isso aumento da produção dos hormônios masculinos.
Como saber se a pessoa tem a SOP ?
Para se caracterizar que a pessoa tem SOP , é necessário ter 2 ou 3 dos sintomas apresentados :
- Periódos de ausência de menstruação.
- Níveis elevados de hormônios masculinos no sangue, causando aumento de pelos e acne.
- Ovários aumentados de tamanho e com mais de 10 cistos.
A causa da SOP é hereditária e genética, por isso a cura é muito difícil, mas existe tratamennto para todos os sintomas da síndrome.
Quais as opções de tratamento disponíveis , para a SOP atualmente ?
Hirsutismo( aumento de pelos ) : Para interromper o crescimento do pelo é necessário o uso de medicamento antiandrogênico( contraceptivos específicos), pelo menos 9 meses ou mais.
O tratamento local deve ser feito através de depilação ( cera ou laser ),ou clareamento dos pelos.
Seborréia: Tratamento a base de xampus, loções capilares, cremes para rosto ou corpo e sabonetes medicinais.
Alopécia (calvíce ): Tratamento através do uso de substâncias antiandrogênica via oral ou na forma de loções para uso no couro cabeludo. Usa-se também suplementação vitamínica.
Amenorréia ( ausência de menstruação ): Uso de contraceptivos específicos.
A escolha do tratamento dependerá dos sintomas apresentados e da vontade da mulher em querer engravidar ou evitar a gravidez.
Converse com seu GINECOLOGISTA sobre a melhor opção de tratamento para você.
Olá Doutora Magda!
ResponderExcluirPuxa vida! Que bom ter pessoas como você, tão apaixonada pela profissão (um verdadeiro sacerdócio) a ponto de compartilhar tão importantes informações sobre a saúde e o bem- estar feminino. Desde já quero dizer que sou seu fã e que estarei acompanhando seu Blog para aprender mais sobre a saúde da mulher. Acabei de lançar o meu blog também. Não tem um nível de informações tão preciosas quanto o seu, mas fiz com muito carinho para divulgar e transmitir informações que possam também ajudar a mulher na questão da saúde e melhoria da qualidade de vida.
Passe lá pra visitá-lo e também deixar seus comentários, sugestões e críticas.
Meus parabéns mais um vez e desde já agradeço sua visita!
Ronaldo Dias.
http://www.liberdadefeminina.co.cc/
Parabéns! Òtimas as informações passadas em seu blog.È muito bom, porque tiramos dúvidas e estamos sempre atualizadas com o avanço da medicina.Bjss
ResponderExcluirDra. Magda, fico muitissimo grata a sra. por colocar de forma clara e esclarecedora esse assunto que a muito tempo eu procuro informações, eu tenho SOP, mas depois de muito tempo que vim saber o que eu tinha, tudo se inicio aos meus 18 anos, e só com 24 anos que fui saber o que estava acontecendo comigo, hoje já estou com 31 e minha duvida é saber se eu conseguirei ser mãe.
ResponderExcluirMas enfim, agradeço pela informações e lhe desejo muito sucesso!
bj
Boa tarde drª, eu gostaria de tirar uma duvida, é que eu tomo anticoncepcional desde 1996, tenho 38 anos e uma filha de 18, há uns 2 anos atraz eu parei de tomar e minha menstruação atrazou, fui ao medico e ele passou um remedio pra regularizar, ai voltou e eu continuei a tomar anticoncepcional, só que agora eu parei de novo, e atrazou de novo, eu quero voltar a tomar e ñ lembro o nome do remedio que tomei pra voltar a menstruação, já fiz teste de gravides e deu negativo, eu posso tomar anticoncepcional sem vir a menstruação,e não tenho COP, me exclareça por favor.
ResponderExcluirDesde já agradeço.
eu quiz dizer: SOP. Síndrome dos Ovários Policísticos - SOP
ResponderExcluir