segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Musculação vaginal dá mais prazer e evita problemas de saúde como incontinência urinária

Os exercícios de contrações da vagina, são utilizados no trabalho de fortalecimento da musculatura perineal chamado de musculação íntima, indicado para quem tem problemas de flacidez muscular na região do períneo (região entre a vagina e o ânus) e que deve ser indicado e acompanhado por profissionais.





Enquanto há mulheres que subestimam até por preconceito os benefícios dessa musculação, na prevenção de problemas ligados à área do períneo, outras nem sabem da existência dos exercícios.Os exercícios aumentam o prazer, pois durante o orgasmo há uma contração involuntária  musculatura da pelves e quandos os músculos estão mais fortalecidos, fica bem melhor.

Exercícios de Kegel                                                          
Esses cinco exercícios, criados pelo ginecologista Arnold Kegel, fortalecem a musculatura vaginal e permitem que a mulher sinta mais prazer durante a penetração. O homem se beneficia, pois a parceira aprende a massagear o pênis com a vagina, por meio de contrações. Eles também são indicados para mulheres com flacidez pós-parto ou problemas de incontinência urinária




1) Contração vaginal: sentada numa cadeira, contraia os músculos da vagina como se apertasse algo dentro dela. Conte até três e relaxe. Repita dez vezes. Em seguida, contraia e relaxe a musculatura rapidamente, como se imitasse o ritmo de uma respiração ofegante. Conte até dez. Total: 20 repetições.




2) Contração de glúteo: de pé, contraia o bumbum. Tente unir as nádegas o máximo que puder. Conte até três e relaxe. Faça dez vezes. Em seguida, contraia e solte o bumbum mais rapidamente, imaginando que acompanha uma respiração ofegante. Conte dez vezes. Total: 20 repetições.


3) Bambolê: com as pernas semiflexionadas, faça movimentos circulares, como se usasse um bambolê. São quatro tempos: a) a pélvis vai para cima e para a frente; b) o quadril vai para a esquerda; c) o bumbum é empinado para trás; d) o quadril vai para a esquerda. Total: 10 repetições.



4) Contração anal: deitada, flexione as pernas e eleve o quadril. Fique apoiada apenas sobre os ombros e os pés. Contraia o bumbum, conte até três e solte. Faça dez vezes. Relaxe o corpo. Volte à posição inicial e contraia o ânus em três tempos: de leve, mais forte e com toda a intensidade. Faça dez vezes e relaxe. Retome o exercício, só que dessa vez contraia também a vagina, como se quisesse sugar alguma coisa com ela. Faça dez vezes. Total: 30 repetições.


5) Sucção vaginal: recostada na cama, insira um dos dedos na vagina e aperte-o o máximo que puder. Caso não consiga apertar um dedo, tente dois. Faça dez vezes. Depois, tente sugar o dedo com a vagina. Ajude com a respiração: inspire e prenda o ar. Conte até três. Faça dez vezes. Total: 20 repetições.

Iniciantes devem começar com trinta contrações diárias e ir aumentando até chegar a noventa por dia. A dica é contrair e segurar por cinco segundos, depois relaxar outros cinco.



Contraindicação
É importante ressaltar que a malhação íntima não é indicada em alguns casos.Quando o músculo já é muito forte, também não é bom. Se não for necessário e fizer o exercício, pode trazer prisão de ventre, retenção de urina, dor no ato sexual. Para esses casos, existem exercícios com o intuito de alongar e relaxar, recomendados individualmente por um fisioterapeuta.


Cirurgia
Quando a musculação não reverte o problema, normalmente porque já houve a ruptura dos ligamentos do assoalho pélvico, a solução é a cirurgia. A proposta consiste em corrigir a anatomia ao mesmo tempo em que estabelece novamente a função do órgão prejudicado,com a correção da incontinência urinaria via baixa ou alta,mais perineoplastia.


Escrito por Drª Magda Paradela

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. hum...realmente essas massagens são muito beneficiente e pra ambos os parceiros,eu ás vzs faço a num(1)e durante a relação sexual é muito + prazeroso.muito boa essa matéria!mande nos +.bjs...

    ResponderExcluir
  3. Dra. Magda: Gostaria de saber o que fazer para não sentir tanta dor no ato sexual. Pois tenho 50anos e somente agora resolvir ter relação sexual e aos 33 anos fiz hesterictonia total. Sinto a vagina um pouco resecada tambem. E o que fazer???

    ResponderExcluir
  4. Ola, tenho 36 anos e 2 gravideses. Sinto a vagina seca e quando tenho relações sexuais sinto desconforto e após relação sexual sinto ardor no canal vaginal e um picor na vulva e zona dos pequenos lábios. Ultimamente ñ tenho sentido vontade de ter sexo. Está a prejudicar a minha relação. Pode ajudar-me dra.? Obrigado

    ResponderExcluir