domingo, 30 de maio de 2010

Tipos de corrimento vaginal

    Candidíase vaginal

Geralmente este tipo de infecção vaginal é causada pela Candida albicans, que é a espécie mais frequente, porém existem outros tipos de Candida que podem causar as manifestações clínicas.

Pode ser transmitida sexualmente ( MENOS COMUM ) ou decorrente do crescimento da Candida endógena ( própria de nosso organismo ), ou por fatores predisponentes como: gravidez, diabetes, uso de anticoncepcionais orais com altas doses de estrogênio, antibióticos, imunosupressores, stress, praia, piscina, calça jeans muito justa, tecidos sintéticos, absorventes perfumados, obesidade e clima quente.

O parceiro pode apresentar irritação, vermelhidão no pênis. Na mulher o prurido geralmente começa  no período pré menstrual, desaparecendo no início da menstruação.

O tratamento deve ser feito com medicações locais e via oral ( sistêmica ).





  Gardnerella vaginmalis


A vaginose bacteriana é caracterizada por um desequilíbrio da flora vaginal normal, devido ao aumento exagerado de bactérias, em especial a Gardnerella vaginalis, Mobiluncus sp, Micoplasmas e outros tipos.Este aumento é associado a uma ausência ou diminuição acentuada dos lactobacolos acidófilos ( que normalmente predominal na flora vaginal normal ).

Muitos casos são sem sintomas e diagnosticados apenas no exame de rotina. Porém após o tratamento, as pacientes percebem o desaparecimento do corrimento e do mau cheiro, que até então, não haviam percebido.

O tratamento deve ser local e via oral, devendo se tratar também o parceiro, pois são contaminados em 90% dos casos e são a causa de reinfecção.
                                                                                         


Trichomonas vaginalis


Causado por um protozoário, sendo a sua principal forma de transmissão a sexual. Pode permanecer sem sintomas no homen e na mulher principalmente na menopausa. A trichomomíase pode alterar o resutado do exame preventivo ( colpocitológico ), sendo necessário o tratamento e repetir o exame após 2 a 3 meses, para avaliar se realmente existem alterações.

É a infecção vaginal que mais está associada a outras DST como Gonorréia, Herpes e HPV.

 O tratamento é local e via oral. O simples achado em um exame de preventivo de rotina , impõe o tratamento do casal, já que se trata de uma DST.



Característica de cada corrimento

 Candida albicans
  • Corrimento brenco
  • Pastoso ou grumoso
  • Aderido á mucosa vaginal
  • Odor ácido
  • Intenso prurido
  • Edena de vulva e vagina
  • Dor para urinar 

Gardnerela vaginalis

  • Corrimento espumoso
  • Acinzentado
  • Odor fétido, que piora após as relações sexuais,  antes e após a menstruaçãp

Trichomoas vaginalis

  • Corrimento amarelo esverdeado espumoso
  • Odor fétido
  • Prurido vulvovaginal intenso
  • Dor para urinar e na entrada da vagina
  • Edema  e vermelhidão vagimal

Converse com seu GINECOLOGISTA, pois ele saberá o tipo especícico de tratamento .


Escrito por Drª Magda Paradela
Fonte material MBC marketing e editora.

15 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite,
    estou com suspeita de ovário policistico e gostaria de saber se ao invés de pílula oral, posso usar o anel vaginal??
    Tem o mesmo efeito??
    Se puder responder para email tb,agradeço muito
    diane@hm3.com.br
    beijos

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber eu to c/corrimento com mal cheiroso me encomoda pois ja tive infecção urinária e suja minha calcinha é muito que parece que to menstruando é horrrível me sinto imunda desde já bgd.

    ResponderExcluir
  4. estou com um corrimento branco e pastoso,e tem mal cheiro,não tomo pilulas anticoncepcionais a dois e não consigo engravidar,será por conta deste corrimento,ele representa algum problema em meu utero?
    se puder me responder por e-mail eu agradeço
    marshal_joyce1989@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. eu tenho uma massinha branca que sai da minha calsinha isso e normal como e que eu fasso pra essa massinha branca para de vim na minha calsinha mais nao diariamente que ela vei nao isso e normal

    ResponderExcluir
  6. Nossa!
    Nunca procurei informações deste tipo.
    Fiquei feliz de localizar este blog, pois infelizmente tenho o mesmo corrimento que mostra na primeira foto.
    Fico muito triste, pois sinto-me suja, fui na minha ginecologista onde passou todo tratamento e não adiantou nada, voltei fiz novo tratamento sumiu, e agora voltou tudo novamente.
    Tem algum remédio caseiro?
    bjs Nice.

    ResponderExcluir
  7. Aqui esta meu blog. bjs Nice.
    http://iasnilgarcez.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde!

    Recebi meu exame ginecologico e estou com duvidas..

    Material: esfregaço vaginal/ ectocervical/ endocervical

    Tipo de amostra: Convencional

    Adequabilidade da amostra: Satisfatoria

    Epitélios representados na amostra: Escamosa, metaplásico.
    Predominio de celulas intermediárias sobre superficiais, aquelas grupadas, com bordos dobrados.

    Microbiotas: bacilos e cocos.

    Conclusão: Negativo para lesão intra- epitelial e maliginidade.
    Moderado processo inflamatório.

    Grata caso retorno..

    ResponderExcluir
  9. eu tenho micropolicisto no utero,então quando não mestrou eu libero um liquido branco pastoso ,mas sem odor e coceira,porem meus labios vaginal tem epoca que fica avermelhado e meio edemaziado e ardi quando mantenho relações,sera que isto e devido a ausencia da mestruação ou não.

    ResponderExcluir
  10. esse liquido branco pastoso passa um bom tempo sem aparecer quando estou mestruando normal, mas quando ela falha uns dois meses volta tudo novamente por que sera

    ResponderExcluir
  11. Boa noite.. tenho 17 anos e tenho uma duvida q gostaria q alguém esclarecesse.. Toda hora sai um liquido transparente, com cheiro, mas não é um cheiro muito ruim mas incomoda da minha vagina.. Queria saber oque é isso. Já marquei consulta com o ginecologista mas queria saber antes do q se trata. Queria saber se tem algum remédio caseiro, sei lá. Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  12. estou com um corrimento branco e pastoso,e tem mal cheiro,não tomo pilulas anticoncepcionais a dois e não consigo engravidar,será por conta deste corrimento,ele representa algum problema em meu utero?
    se puder me responder por e-mail eu agradeço.
    Silmarapessoa02@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. estou com um corrimento que aparece só quando estou para ficar menstruada, ele é uma massinha branca, com cheiro de cola escolar, minha vagina fica irritada e dolorida ja usei pomadas e remédios via oral mas não funcionou!(sendo que não posso tomar nada com hormonios pois tenho baixa proteina S no sangue!

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde
    Está saindo na minha calcinha uma massa branca pastosa quando faço sexo com meu esposo corta o pênis dele parece que tem ácido o que será???

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde
    Está saindo na minha calcinha uma massa branca pastosa quando faço sexo com meu esposo corta o pênis dele parece que tem ácido o que será???

    ResponderExcluir