segunda-feira, 24 de maio de 2010

Dor ou ardor para urinar

DOR OU ARDOR PARA URINAR


Disúria é o nome científico dado, aos sintomas de dor, ardor ou desconforto durante o ato de urinar.

Uma das principais causas desta dor pode ser a inflamação ou infecção da uretra, bexiga ou da área junção dos pequenos lábios vaginais.

A uretra é o canal de saída da urina proveniente da bexiga, para o meio externo.

A bexiga é um órgão muscular e elástico que, funciona como um reservatório temporário da urina.Tem a capacidade de reter de 700 a 800 ml de urina, e é menor nas mulheres porque o útero ocupa o restante do espaço. A uretra feminina tem em média 3,8 cm e quanto nos homens tem cerca de 20 cm.


O QUE PODE CAUSAR DOR OU ARDOR PARA URINAR ?


Infecção urinária alta: dor, dor lombar (nas costas) associada à febre e calafrios e prostração.

Infecção urinária baixa - Cistites: dor, urgência para ir ao banheiro, urinar varias vezes em pequenas quantidades.

Uretrite por infecção: infecção da uretra, causada por diversos microrganismos sendo os mais freqüentes o gonococo, clamídia, trichomonas, cândida e herpes. Podem estar ou não associados às infecções do colo uterino e vaginais.

Uretrite por agentes irritantes: Inflamação da uretra causada por produtos químicos presentes em sabões, sabonetes, desodorantes íntimos, preservativos, lubrificantes, absorventes e tampões vaginais.

Uretrite pós- trauma: Causadas por relações sexuais sem lubrificação vaginal, colocação de sonda em cirurgias.

Vaginite por infecção: causada por diversos microrganismos, mais freqüentes por trichomonas, gadnerella, cândida e clamídia, causando dor , corrimento vaginal, coceira ou não e dores nas relações sexuais.

Vaginite atrófica: ocorre principalmente no período pós – menopausa, devido aos baixos níveis do hormônio estrogênio, causando atrofia da uretra, vulva e da vagina.

ENTÃO PRESTEM ATENÇÃO: NEM TODA DOR OU ARDOR PARA URINAR CARACTERIZAM CISTITE


O QUE FAZER PARA PREVENIR ?


Banhos: com água corrente, temperatura não muito elevada e pouco sabonete neutro.

Roupas: evitar fibras sintéticas, nylon, lycra e roupas muito justas

Higiene pós- urinar: com papel sanitário macio e sem perfume e brancos

Higiene pós- evacuação: lavar para evitar contaminação vaginal

Higiene menstrual: trocar frequentemente os absorventes e tampões vaginais


COMO TRATAR ?

Cuidados gerais:

Beber bastante líquido

Evitar alimentos ácidos

Urinar sempre que necessário, evitando prender a vontade de urinar por muitas horas

Evite bebidas alcoólicas

Na eminência destes sintomas evite relações sexuais



EVITE A AUTOMEDICAÇÃO COM USO DE ANTIBIÓTICOS


Escrito por Drª Magda Paradela
Fonte:tome 1 atitude.com.br

54 comentários:

  1. Bom Doutora

    Tenho infecção urinária já há algum tempo e não há meio de curar. Já fiz alguns tratamentos mas, acaba sempre por voltar a aparecer. Já não sei o que fazer.
    De momento não estou no meu país (Portugal), estou em USA e estou outra vez com infecção. Poderá ajudar-me a dizer o que poderei fazer ou tomar, nem que seja só para o ardor passar, porque já estou desesperada.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. oi Doutora tenho infecçao uriaria direto e faço o uso do norfloxacino mas acabou q chegou a um ponto q nao esta mas adiantando antes sentia colicas agora sinto dores somente quando vou ao banheiro urinar o que pode seri sso?muitas pessoas andam me dizendo q isso e cistite.pode ser isso?
    obrigada

    ResponderExcluir
  3. Dra., boa noite. Minha namorada teve uma crise de ardência na bexiga que durou de out10 a jan11 e só aliviava após urinar. Após diversos urologistas e ginecologistas, encontrou um que aliviou seus sintomas até agora mai11 na base do TRYPTANOL 25mg. Além disso ela tem um pedra de 5mm. O problema é que ela voltou a sentir ardência depois de um longo periodo de alivio. O remédio não parece funcionar mais. A ardencia agora é apos urinar. Ela está muito deprimida e sem esperanças de encontrar um médico competente. Precisamos de ajuda. Se puder dar alguma informação meu email é rconcist@hotmail.com. Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. olá, tive infecção urinária há um ano, mas recentemente fiz uma viagem longa e tive q prender o xixi por horas, quando consegui ir ao banheiro sentir arder bastante. Nos dias q se sucederam a ardência diminuiu mas ñ passou por completo.Fico na dúvida por que ñ tenho nenhum outro sintoma de infecção, será q é só uma irritação?Meresponda por favor.
    obrigada

    ResponderExcluir
  5. Olá Dra.Magda!! A um ano descobri q estava com infecção urinária e alguns micro cálculos no meu rim direito. O médico passou remédio para eu e meu esposo tomarmos, e passou um antibiótico também, mas não passou nada para as dores no rim, só disse que eu precisava tomar muita água, que as pedrinhas iriam sair. Não sei mais o que fazer! Estou sentindo dores muito fortes na hora de urinar, e não consigo segurar a vontade de fazer xixi. Por favor me ajude!! Vou ter que ir em outro médico e fazer os exames novamente? Meu email: su12smith@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Olá sinto ardecia ao urinar,sinto necessidade de fazer xixi o tempo todo,com cheiro muito forte,tenho bebido muita agua e evitado carne e bebidas acidas e tomei ate babosa,e sinto pesar pra baixo como se tivesse algo pra sair pra fora tem uns 3 dias apos relação sexual com marido,apos ter gozado dentro de mim.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, desde uns cinco dias eu comecei a sentir dores quando esta terminando de urinar, percebe que apareceu uma pequena quantidade de sangue na papael higienico.
    pode me dar uma dica de que devo fazer?
    Desde ja agradeço.
    beijos.

    ResponderExcluir
  8. Tenho uma filha de 6 anos e tem infecçao urinaria a 3 anos ja levei a varios profisionais foi feito varios exames ela nao tem refluxo nada no rim ela grita e chora pra urinar nao sabemos mais oq fazer abacteria e sempre a mesma e coli obrigada se puder me ajudar.

    ResponderExcluir
  9. olá doutora eu tenho 15 anos e me chamo Letícia,faz 4 dias que eu estou sentindo um ardor ao urinar,e urinando um pouco de sangue,no segundo dia senti uma dor muito forte,meus familiares estavam achando que era o rim. você pode me dizer o que eu tenho e como tratar,porque sou alergica a alguens antibioticos e remédios e estou muito preocupada !se poder me ajudar agradeço.(:

    ResponderExcluir
  10. Olá doutora até apenas uma vez tive uma infecção baixa de urina depois comecei a tomar muita agua para e não tive mais.Nesses dias começou a dar uma pequena ardencia após urinar e fica aquela sensação que quero ir ao banheiro mas sem ser na verdade por agum tempo, ai tomo agua e fica normal normalmente vou muito ao banheiro mas por beber muita agua e não sai pouquinho.Outra coisa que venho observando é que tenho tido dificuldade para segurar quando me da vontade de ir ao banheiro tenho que correr, tive uma relação sexual dias atráz é usei lumbrificante tem haver?É mesmo necessáriuo ir ao médico par exames?

    ResponderExcluir
  11. Olá doutora, estou sentindo dor ao urinar, e minha barriga ta assim parecendo que esta inchada, vou no banheiro frequentemente e urino muito pouco, estou bebendo muito liquido e eu comia muito e agora estou sem apetite. Estou preocupada, o que a Sr. acha que pode ser?

    Ah adorei o site muito bom, Parabéns.

    ResponderExcluir
  12. ola doudora,ha 3 dias estou sentindo dor ou ardencia ao urinar,vou ao banheiro toda hora e tbm as vezes ta a impressao de vou fazer mais xixi ai sai bem pouquiho.e ardencia continua...ja tive isso outras e outras vezes mas nao muito raro.porem nao fui ao medico agora depois de muito tempo voltou.o que pode ser???

    ResponderExcluir
  13. ola doutora...a alguns meses fui a ginecologista pois estava sentindo muita ardencia na vagina .ela examinou e disse k nao tinha nada e tbm nao pediu exame e nem me medicou e agora que eu faço arde muito nem consugo ter mais relaçoessexuais , e emu namorado ja tav ficando bravo com tudo isso..o que devo fazer.....meu mail é pathy.f@hotmail.com ...me ajude por favor

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde doutora, estou sentindo muita dor na parte de baixo da barriga, ardência ao urinar e emergência em ir ao banheiro, mas quando chego lá sai apenas algumas gotas, já estou assim a uma semana o que devo fazer? Por favor me dê alguma ajuda.

    ResponderExcluir
  15. Perdão, esqueci de mencionar que seu blog está ótimo. Parabéns...

    ResponderExcluir
  16. Ola Dra..fiz cesariana em março, e desde então tenho ardencia ao urinar no banho apos a higiene com sabonete(dove) e tambem se tento urinar apos a relação sexual.. Sera que fiquei com alguma inflamação na uretra?

    ResponderExcluir
  17. mimi
    Ola Dra.sinto muita ardencia nas relaçoes sexuais com meu namorado,sinto vontade de fazer xixi todo tempo e arde e sai pouco,e ainda estou com um corrimento de cor meio esverdiado,aha 2 meses fiz cirurgia nos seios e foi colocado uma sonda em mim,sera que pode ser isso,pois antes ja tinha feito tratamento ginecologico?por favor me responda estou muito preocupada pois nao estou no meu pais de origem,meu email michelinhacds@hotmail.com obrigada

    ResponderExcluir
  18. Posso tomar algum remedio para esta infecção?

    ResponderExcluir
  19. Hola, tengo una pergunta, por la mañana me duele mucho al hacer pipi y durante el dia no me duele tanto. Gracias

    ResponderExcluir
  20. oi doutora sinto muitas dores ao urniar ,a 1 vez no dia urino bem mais depois doi me bastante ao urniar ,ja lavei com tatum rosa que e pra infeccoes e nao passa .quando estive gravida aconteceu me isso mais passou .agora voltou outra vez ,mais uso aparelho no braco pra nao engravidar ,nao sei mais o que fassa com estas dores sao fortes .podia me ajudar por favor ,estou desesperada .eu nao estou na minha terra (portugal) estou em inglaterra .mais nao percebo muita coisaa em ingles e tenho vergonha de ir com o meu primo ao hospital .ajude me por favor sra dra.

    ResponderExcluir
  21. adorei ter lido isso , muito bom pra mim , tava com dúvidas perante isso , com medo de alguma doença e tal . obrigado .. esse assunto muito me interesa,, parabéns pela materia

    ResponderExcluir
  22. BOA TARDE! Dra. li os texto acima mais não encontrei nada parecido com o que eu sinto...
    eu tenho rim policístico que é (minha mãe tem) genética
    e eu so soube que tinha quando fiquei gravida pois antes disso nunca tinha sentido nada grave só ardo ao fazer xixi mas bebendo água, água de coco passava logo ... agora eu estou com esse mesmo ardor no final do xixi to bebendo água bastante e não ta passando mais é só o ardor mesmo nada de dor nem cosera nada mais só esse ardor no final do xixi quando faço fico com uma sensação de estar pra fazer ainda...

    ResponderExcluir
  23. doutora se vc é tao apaixonada assim pela sua profissao como vc fala pq nao responde as perguntas?? tem gente ai desesperada e vc nao responde a nenhume pergunta
    querida se comova muita gente tem medo e vergonha de ir ao gineco entao se puder ajudar por aqui mesmo ajude-as obrigado fofa bjs...

    ResponderExcluir
  24. ola doutora tenho uma duvida, fiz cesaria faz tres meses, e tomei a depo provera faz dois meses falta um mes para acabar o efeito da injeção, mais ta saido sempre na parte da manha uma sujeira amarelo escuro, não tem cheiro, e tambem arde muito quando vou ter relação com meu esposo, mesmo usando lubrificante, não entendo me ajude..

    ResponderExcluir
  25. oie Dr. Magda,eu gostaria de tirar umas duvidas meio que com Urgencia...me manda um email o meu email é:leticia-lele1999@hotmail.com
    me manda um email assim que der,preciso muito de tirar esta duvida

    ResponderExcluir
  26. a 20 dias atras eu estava se queixando de dores e acabei em um leito de hospital,a medica me examinou e falou que eu estava com infecção urinaria e eu tomei o remédio cloridrato de ciprofloxacino por 3 dias e pare, porq pensei que eu estava gravida de 1 mês,sendo que o tratamento era de 7 dias,fiz um teste de farmácia e deu negativo,mas dês de então eu nn toquei mais no remédio.
    Mas ao fazer o ato sexual eu sinto ardência(dentro da vagina),ai toda vez apos o ato sexual eu faço xixi e arde também, mt mt mt tenho ate vontade de chorar,ja pensei ate em colocar água gelada na vagina,parece ate que esta pegando fogo Dra. o que eu faço? pode ser a bendita infecção urinaria?

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Bom dia Dra. Estou com os sintomas parecido com a infecção na bexiga.
    Mas quando vou ao banheiro não sinto ardência nem dor , mas estou indo direto ao banheiro não consigo segurar nem por segundos o xixi.
    Oque sera que pode ser isso?
    Fico no aguardo de resposta grata Jacke.

    ResponderExcluir
  29. Olá Doutora, já tive algumas vezes cistite, e há mais de 6 anos que eu não tinha, sempre tomei para esse caso o Norfloxacino e sempre foi excelente, curado completamente. Bem; eu estava sentindo há mais ou menos 3 semanas uma comichão de leve, leve como se fosse na bexiga ou no fundo do útero e não conseguia identificar, até achei que fosse algo hormonal... Bom tive há uma semana um pequeníssimo sangramento uterino, sem corrimento, sem cheiro, apenas muito pouco sangue, não era menstruação pois não menstruo mais desde os 21 anos, tenho amenorréia precoce, fiz todos os exames e não tem explicação para meus caso. Sendo assim, há muitos anos não menstruo, hoje tenho 36 anos. Mas voltando ao caso de agora,eu tive esse pequeno sangramento e em um dia parou. Desapareceu por completo, neste mesmo dia comecei a sentir sintomas fortes de cistite e corri tomar o Norfloxacicno achando ser útil novamente, (eu tinha uma caixa fechada em casa) - Pois bem o sangue que já estava saindo pela urina tb do início da cistite e aquele mal estar característico de cistite passou, mas agora mesmo tendo terminado o antibiótico (tomei a caixa toda) tenho urgência de urinar toda hora e muito pouco, a urina sai clarinha e não tem cheiro algum. Quanto ao sangramento uterino, como já disse foi na mesma época, só que parou e num dia antes mesmo de eu ter iniciado o tratamento com o antibiótico que eu pensei tomar sendo cistite. Continuo com um incômodo parece ser mesmo na bexiga às vezes sinto uns puxões na região da bexiga e urino pouco. Fiz só pra garantir um teste de gravides e deu negativo, e não tenho corrimento. O incômodo é frequente. O que pode ser isso? (Não sei se vale dizer que estou passando um momento muito crítico em minha vida, estava me separando e numa situação emocional bastante abalada.) (Esse prolema surgiu de uma semana pra cá).

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. doutora bom dia! estou a varios dia com dor no utero mais só dor depois q acabo de fazer xixi. e fica como se estivesse latejando depois . oq pode ser? pq fica a impressão q vou fazer xixi de novo mais ñ faço.meu nome é ana paula.

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Ola doutora td bem bom eu es
    Tou sentindo mt dor quandofaco xixi ate nas relacao sexais estou bebendo o cha de uxi Marelo e unha de gato sera que melhora msm

    Espero resposta bjs

    ResponderExcluir
  34. Bom dia Doutora, o meu problema é um pouco diferente sinto ardencia, após a relação sexual, após o ato se vou ao banheiro fazer xixi arde muito quase nem aguento. O que pode ser? Obrigada e tenha um bom dia

    ResponderExcluir
  35. boa tarde estou sentindo dor ao urinar mas da a sensação de ser nos pequenos labios isso é grave?

    ResponderExcluir
  36. Boa noite. Antes do carnaval fui ao ginecologista, pq tava sentindo arder ao urinar. A dr passou uma pumada e um remedio de dose unica para eu e meu namorado. Fiz o tratamento durante uma semana,a dr. Tinha dito q era so uma bacteria. Mais ja to sentindo arder denovo. Sinto isso constantemente acho q faz uns 3 meses seguidos que sinto, que passa e volta denovo. To cm medo que seja alguma Dst ou que ja tenha afetado o meu utero. Pq sentir isso meses seguidos ñ é normal. O que faço?

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. Bom dia!Estou com sintomas parecidos.O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  39. Oi , não sinto dor ao urinar sinto ardencia na vagina oque pode ser?

    ResponderExcluir
  40. Bom dia sou a suzana, tenho 27 anos de idade . quando eu urino arde e no final sai sangue meio descarregado , o q devo fazer?

    ResponderExcluir
  41. Oi me chamo Fátima tenho 21 anos de idade tenho uma ardência no canal da urina desde os meus 9 anos de idade já tratei infecção ,mais nada adiantou cada vez fica pior e os médicos não descobrem o que e passo noites sem dormir pq e uma ardência insuportavel ...tenho ovário polisistivos nao sei si tem algo a ver mais só sei que nada ate agr adiantou :( o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  42. Oi meu nome é Caroline tenho 19 anos, a uns dias atrás eu tive uma rrelação com meu namorado e depois disso venho sentindo ardência ao lavar minha vagina, tenho a sensação de queimação e no início da relação eu sinto dor mais depois passa, está saindo uns farelinho branco durante a relação, e agora está saindo um líquido não tem um cheiro agradável mais suportável, e a cor dele é meio transparente, alguém tem alguma coisa semelhante que possa me ajudar?

    ResponderExcluir
  43. Oi, meu nome é joara tenho 35 anos a uns 15 dias quando termino de urinar, sinto uma ardência e uma quentura, algumas vezes sinto também um formigamento dentro da vagina, não é por fora. Logo no início senti uma pequena dor nos rins, tomei azitrocina e fluconazol. Mais os sintomas persistiram. Passei a tomar metronidazol e aplicar o creme também porque tipo aumento essa quentura e formigamento, isso mais a noite que acontece. Já estou quase terminando o tratamento, aliviou os sintomas mais não acabou. Oque devo fazer?

    ResponderExcluir
  44. Estou morrendo de dor estou urinando çor segundo rstou sentindo muito incho na bexiga e muita dor no pe da barriga calar frio toda vez q urino tremo de frio dor e agonia mim ajude pelo amor de Deus

    ResponderExcluir
  45. Estou morrendo de dor estou urinando çor segundo rstou sentindo muito incho na bexiga e muita dor no pe da barriga calar frio toda vez q urino tremo de frio dor e agonia mim ajude pelo amor de Deus

    ResponderExcluir
  46. Olá sou a Jéssica!
    Doutora meu caso é assim à 19 dias passei por um parto normal, porém desde o momento q eu Sai da sala se parto senti uma dor insuportável no canal da urina tive até queda de pressão no hospital o médico de indicou cefalexina por 6 dias de 6/6 horas tomando o medicamento melhorou. Mais após dois dias q eu terminei o medicamento a dor voltou pior junto com calafrios, ânsia, e mta dor ao urinar muita mesmo, voltei a maternidade e me pediram um exame de urina deu super alterado, então o médico me indicou outro antibiótico Mecrodantina por 6 dias 6/6 horas estou tomando a 4 dias a dorm melhorou mto e a urina já clareou mais quando vou urinar ainda sinto dor no canal da urina.. Fakta apenas 3 dias para o término do medicamento e estou com medo da dor continua.. Sera q é só mesmo uma infecção Urinária! Lembrando q estou assjm desde o momento do parto!
    Me ajude pelo amor de DEUS, estou mto aflita com essa situação!
    Aguardo resposta!
    Deus abençoe

    ResponderExcluir
  47. Oq é vontade de fazer xixi toda hra ,mais n doi e n arde?

    ResponderExcluir
  48. Oq é vontade de fazer xixi toda hra ,mais n doi e n arde?

    ResponderExcluir
  49. Ola bom dia doutora estou sentindo muito ardencia ao urinar e sempre tive infccao urinaria mas duns tempo pra cá posso ta boazinha é so ter relaçao sexal que começa a doer na hora de urina no ato sexoal nao sinto nada nem dor nada somente depois de algumas hora sinto que queima na hora de urinar o que pode ser se pode me responder agradeço desde de já muito obrigado e parabéns sua pagina muito boa vai aparece o nome do meu filho gabriel mais me responda por favor

    ResponderExcluir
  50. Ola doutora ,boa tarde ,Estou com muita queima na urina já faz uns 3 anos .Ja tomei vários antibióticos , desaparece o problema,mas após ter relação c/ meu marido ,volta tudo de novo.Antes a uns dez anos atrás ,tinha o mesmo problema mas um médico me receitou o ácido pipemídico que foi mesmo que tirar c/ a mão ,mas a Anvisa proibiu esse medicamento maravilhoso e eu não saro mais pois não pode vender mais e não se acha em lugar nenhum. Medicamento ótimo ,mas proibido pela Anvisa,

    ResponderExcluir
  51. Este é um anúncio público para todos que querem vender um rim, temos pacientes que precisam de um transplante de rim, por isso, se você estiver interessado em vender um rim, por favor entre em contato conosco em nosso e-mail em iowalutheranhospital@gmail.com
    Você também pode ligar ou escrever para nós no whatsapp em +1 515 882 1607.

    OBSERVAÇÃO: Sua segurança está garantida e nosso paciente concordou em pagar uma grande quantia de dinheiro para qualquer pessoa que concordar em doar um rim para salvá-lo. Esperamos ouvir de você, para que você possa salvar uma vida.

    ResponderExcluir