Geralmente este tipo de infecção vaginal é causada pela Candida albicans, que é a espécie mais frequente, porém existem outros tipos de Candida que podem causar as manifestações clínicas.
Pode ser transmitida sexualmente ( MENOS COMUM ) ou decorrente do crescimento da Candida endógena ( própria de nosso organismo ), ou por fatores predisponentes como: gravidez, diabetes, uso de anticoncepcionais orais com altas doses de estrogênio, antibióticos, imunosupressores, stress, praia, piscina, calça jeans muito justa, tecidos sintéticos, absorventes perfumados, obesidade e clima quente.
O parceiro pode apresentar irritação, vermelhidão no pênis. Na mulher o prurido geralmente começa no período pré menstrual, desaparecendo no início da menstruação.
O tratamento deve ser feito com medicações locais e via oral ( sistêmica ).
Gardnerella vaginmalis
A vaginose bacteriana é caracterizada por um desequilíbrio da flora vaginal normal, devido ao aumento exagerado de bactérias, em especial a Gardnerella vaginalis, Mobiluncus sp, Micoplasmas e outros tipos.Este aumento é associado a uma ausência ou diminuição acentuada dos lactobacolos acidófilos ( que normalmente predominal na flora vaginal normal ).
Muitos casos são sem sintomas e diagnosticados apenas no exame de rotina. Porém após o tratamento, as pacientes percebem o desaparecimento do corrimento e do mau cheiro, que até então, não haviam percebido.
O tratamento deve ser local e via oral, devendo se tratar também o parceiro, pois são contaminados em 90% dos casos e são a causa de reinfecção.
Trichomonas vaginalis
Causado por um protozoário, sendo a sua principal forma de transmissão a sexual. Pode permanecer sem sintomas no homen e na mulher principalmente na menopausa. A trichomomíase pode alterar o resutado do exame preventivo ( colpocitológico ), sendo necessário o tratamento e repetir o exame após 2 a 3 meses, para avaliar se realmente existem alterações.
É a infecção vaginal que mais está associada a outras DST como Gonorréia, Herpes e HPV.
O tratamento é local e via oral. O simples achado em um exame de preventivo de rotina , impõe o tratamento do casal, já que se trata de uma DST.
Característica de cada corrimento
Candida albicans
- Corrimento brenco
- Pastoso ou grumoso
- Aderido á mucosa vaginal
- Odor ácido
- Intenso prurido
- Edena de vulva e vagina
- Dor para urinar
Gardnerela vaginalis
- Corrimento espumoso
- Acinzentado
- Odor fétido, que piora após as relações sexuais, antes e após a menstruaçãp
Trichomoas vaginalis
- Corrimento amarelo esverdeado espumoso
- Odor fétido
- Prurido vulvovaginal intenso
- Dor para urinar e na entrada da vagina
- Edema e vermelhidão vagimal
Converse com seu GINECOLOGISTA, pois ele saberá o tipo especícico de tratamento .
Escrito por Drª Magda Paradela
Fonte material MBC marketing e editora.