sábado, 17 de abril de 2010

Menopausa - É possível incrementar o desejo sexual na menopausa?

A manutenção do desejo sexual na menopausa é muito importante para alguns casais?
Uma pesquisa australiana vai animar, e é animar mesmo, as mulheres que estão na menopausa e sofrem com a diminuição da libido( desejo sexual). Cientistas da Universidade de Monash avaliaram os efeitos do uso do hormônio testosterona na melhora da vida sexual das mulheres menopausadas, principalmente nas que não estavam fazendo uso de terapia hormonal e que referiam falta de desejo sexual. As 814 participantes receberam, ao acaso, placebo (substância "de mentira", usada como controle em uma experiência), ou seja, medicação sem hormônios, e outro grupo com duas concentrações de testosterona: 150 ou 300 microgramas por dia. A boa notícia é que após 24 semanas, o grupo que recebeu a dose mais alta de testosterona apresentou significativa melhora da vida sexual, melhoraram o desejo sexual e diminuíram o estresse psicológico. Maravilha de resultados não fosse o pequeno inconveniente dos efeitos colaterais do tratamento, principalmente, o crescimento de pelos. 30% das mulheres medicadas com hormônios reclamaram deste desagradável problema, enquanto no grupo que recebeu o placebo este índice foi de 23%. Tudo bem que, na maior parte dos casos, as mulheres consideraram este efeito colateral como leve e que menos de 5% delas pararam o uso do medicamento por conta disso. Pelo que se vê, para algumas mulheres, é melhor sofrer com uns pelinhos indesejáveis do que com a indesejável falta de prazer. (Davis et al. NEJM 2008;359:2005-17)

Escrito por Dr Alexandre Faisal

Menopausa - Qualidade de vida da brasileira na menopausa

Com o aumento da expectativa de vida, mais mulheres se preocupam com a questão da qualidade de vida ao redor da menopausa. Um estudo nacional avalia essa importante questão
Você acha que a qualidade de vida piora ou melhora após a menopausa?

Como anda a qualidade de vida da mulher brasileira na menopausa? E os sintomas próprios desta fase variam de acordo com o momento desta delicada transição? Estas questões foram respondidas por um estudo realizado numa cidade da região sul do país. Na pesquisa foram entrevistadas 236 mulheres com idades entre 40 e 65 anos, que responderam questionários específicos sobre sintomas e qualidade de vida. Dentre as entrevistadas, cerca de 100 mulheres já estavam na menopausa. As demais estavam quase lá.
Sintomas como ondas de calor incomodavam, para valer, cerca de 40% de todas as participantes, independentemente do estado menopausal. Por outro lado, um dado mais animador é que a qualidade de vida era semelhante entre os grupos estudados. É bem verdade que o grupo pré-menopáusico tenha se queixado mais de sintomas psicológicos, enquanto o grupo pós-menopáusico reclamava mais de sintomas como as queixas urogenitais.
Para os autores, a qualidade de vida não é influenciada pelo estado menopausal e os sintomas têm explicações. Após o fim das menstruações, as ondas de calor e a vagina ressecada decorrem da falta do hormônio feminino: o estrôgeno. Já para as mulheres pré-menopáusicas, a maior severidade dos sintomas psicológicos pode estar relacionada à maior preocupação acerca da menopausa e suas implicações para saúde. Para quem acha a menopausa uma fase complicada de entender, esses resultados mostram exatamente o contrário.

Escrito por Dr. Alexandre Faisal

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Menopausa – O Tratamento


O tratamento dos sintomas da menopausa normalmente se baseia na Terapia Hormonal (TH), que é a reposição do estrogênio, que normalmente está abaixo do nível normal em mulheres que estão na menopausa.

É muito importante que o tratamento seja individualizado, de acordo com as características de cada caso. Em mulheres que possuem o útero, é importante associar a progesterona com a finalidade de proteger contra o risco de câncer de endométrio. Para aquelas mulheres que já passaram por uma cirurgia de retirada do útero, o tratamento pode ser feito usando somente o estrogênio.

As principais vantagens deste tratamento são a redução do risco de osteoporose, a redução das doenças cardiovasculares, melhora da depressão, da atividade sexual e da memória.

Agora, certamente você já deve ter ouvido falar que a terapia hormonal causa câncer. Há alguns médicos e estudos que se colocam contra a terapia. No entanto, na minha opinião cada caso é um caso. O tratamento da menopausa pode (e deve) variar muito de pessoa para pessoa. Vários exames devem ser feitos e o histórico familiar da mulher dever ser minuciosamente estudado até que se chegue ao tratamento ideal.

Chegaremos portanto à conclusão que para algumas mulheres a terapia hormonal realmente não é recomendada. Para estas há outras possibilidades de tratamento, como a fitoterapia.

Como sempre tenho enfatizado aqui, portanto, é importante que a mulher vá ao seu ginecologista de confiança, para que este possa investigar o seu caso e aplicar um tratamento individualizado, mais adequado ao seu caso específico.

Escrito por Drª Magda Paradela

Menopausa - Por que estes sintomas acontecem ?

Estes sintomas são causados pela diminuição ou falta do hormônio estrogênio, que começa a ser produzido na adolescência, diminui no climatério e cessa na menopausa.

O estrogênio é responsável pela fixação do cálcio nos ossos e, na menopausa, grande parte das mulheres começa a diminuir a absorção do cálcio. Devido a isso acontece a doença chamada osteopenia, que pode evoluir para osteoporose e causar fraturas ósseas principalmente do fêmur.

O estrogênio também interfere no equilíbrio entre as gorduras no sangue: Colesterol Total, LDL, HDL e Triglicerídeos.

Alguns estudos mostram que mulheres na menopausa têm maior chance de apresentar doenças cardiovasculares, Mal de Alzheimer e perda total da memória.

Então, nunca é demais repetir: Você mulher que tem mais de 40 anos, que apresenta os sintomas da menopausa e, além disso, sente dores nos ossos da perna ou coluna, procure IMEDIATAMENTE o ginecologista de sua confiança.

Escrito por Drª Magda Paradela

sábado, 10 de abril de 2010

Menopausa - O que é ?


A menopausa NÃO é uma doença. É apenas uma fase na vida da mulher, tendo como principal característica o término das menstruações.

Não existe idade pré-determinada para a menopausa, que geralmente ocorre entre os 45 e os 55 anos. No entanto pode ocorrer a partir dos 40 sem que isto signifique um problema.

Se a mulher começou a menstruar muito cedo, irá entrar na menopausa cedo também?  A resposta é NÃO. Não há relação direta entre os dois fatos.

Minha avó e minha mãe entraram cedo na menopausa, então também entrarei cedo? A resposta também é NÃO.

A menopausa é precedida por um período de menstruações irregulares (chamado de Climatério). Neste período é possível que apareçam alguns sintomas da menopausa.

Os principais sintomas são: Ondas de calor, suores noturnos, insônia, diminuição do desejo sexual, irritabilidade, depressão, ressecamento vaginal, diminuição da atenção e memória, ganho de peso, retenção de líquidos, alterações em pele e cabelos.

ATENÇÃO: Nem tudo está perdido e HÁ TRATAMENTO para estes sintomas.

Agora então você já sabe: Tem mais de 40 anos e apresenta alguns dos sintomas descritos acima?  Então PROCURE SEU GINECOLOGISTA.

Escrito por Drª Magda Paradela